quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Minha História de Origami


  Minha história com o origami começou ainda menina quando um senhor de cabelos brancos, abordou a mim e meu irmão na rua onde morávamos no centro da cidade do Recife e nos ofertou um tsuru que batia as asas feito em um papel branco e nos ensinou a manuseá-lo. Não lembro de barquinhos nem de flores de papel em minha infância, lembro desse tsuru que achei encantador e me diverti com ele por dias. Depois a gente vai aprendendo a fazer envelopes, copos e camisas de papel com os amigos, mas foi só em 2002 que eu entrei no mundo dos diagramas. Um colega do colégio, entediado com as aulas do 2° ano do ensino médio, pegou um livro de origami que pertencia à mãe dele e começou a levar às aulas. Esse livro passava de mão em mão, inclusive as minhas. Aprendi o tsuru, cisne, caranguejo, entre outros bichos e eu não podia ver um pedaço de papel que dobrava. Até então, meu mundo “origamístico” era muito pequeno, o que mudou muito no ano de 2005, quando fui a uma feira japonesa em um shopping da minha cidade. Lá tinha um stande de origami com livros, papéis importados, oficinas, origamis decorativos, kusudamas, origamis minúsculos, um mundo novo à minha frente! Origami pode ser presenteado e até vendido! Comprei vários papéis coreanos, japoneses e nacionais e comecei a fazer pendantes de tsurus e estrelas da sorte e comecei a ficar famosa com meus presentes de origami. Com o acesso à internet mais facilitado, comecei pegar diagramas na rede aprendi a dobrar kusudamas. Já estava com as dobras mais exatas e origamis mais bonitos, daí comecei a vender à amigos que queriam dar presentes originais a entes queridos. Participei de feiras de artesanato e já fiz lembrancinhas para casamentos e nascimentos. O origami não é só meu hobby, é um novo mundo de possibilidades, é o que faz com que minha mente nunca fique parada, sempre quero aprender algo novo, é o que faz com que eu deixe munha marca pessoal nos presentes que dou. Eu amo fazer origami e esse vai ser meu legado para as futuras gerações!

6 comentários:

  1. Que legal! Vou adorar saber tudo sobre origami, acho um trabalho super difícil e lindo ao mesmo tempo. Você me perguntou no blog sobre as colheres com ventosa, o problema é que comprei em um supermercado nos EUA, nem tem marca. Se você morasse em SP eu dava para você, pois eu não uso mais... Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nathalie!
    Sou do grupo Kawakami e vim te visitar... Também sou pernambucana de Recife, viu? E acho que nós, nordestinos temos um pouco de empreendedorismo nato!
    Parabéns e sucesso, porque você merece!
    Bjs!
    Luciana.

    ResponderExcluir
  3. OI Nathalie
    Moro na cidade de Petrópolis e minha história de como o origami entrou na minha vida começou semelhante a sua. Tudo começou com uma bonequinha feita de papel em uma papelaria. Fiquei apaixonada, daí comecei a procurar como aprender mais sobre esta arte. Daí surgiu um grupo de origami Dobraduras da serra.
    www.dobradurasdaserra.blogspot.com
    Lá tem algumas idéias que podem ser úteis a você. bjus Cristina Leal

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nat, adorei seu blog!!!!
    cada um de nós que amamos origami tem uma história ...e todas elas têm em comum uma lembrança doce e mágica...Como isso é fascinante!!!!!
    Se quiser, visita o meu blog...
    www.nossosolhoscoloridos.blogspot.com

    Ah! Sou do grupo origami kawakami, tá?

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto, linda história! Parabéns e você faz e faz bonito. Bjs Maria Lúcia ou Maria Dobradura

    ResponderExcluir